«

»

jul 28

Mulher x Musculação – 7 Mitos

Como ganhar massa muscular

 

Para algumas mulheres, entrar no mundo fitness pode ser um pouco desesperador. As diversas opiniões envolvendo mulheres e musculação (levantamento de peso) são imprecisas e estacadas no passado. Por esse motivo, tem sido muito difícil para as mulheres saber como e por onde começar.

Caso resolva fazer uma pesquisa na internet sobre o assunto com certeza vai encontrar diversos mitos que são escritos pelos famosos experts. Então resolvi listar aqui os 7 mitos, que acredito ser, os mais citados na internet quando o assunto e mulher e academia.

 

 

 

Mito 1 – Mulher não deveria treinar como homem
VERDADE: Mulher deve treinar como ela quiser.

Não é muito claro pra mim quando eles dizem “treinar como homem”. Agachamento, por exemplo, é um exercício apenas para homem? Porque mulheres não podem realizar levantamento terra? Na realidade, algumas mulheres não devem treinar como homens, não porque elas não são capazes ou não vale a pena, e sim porque o objetivo de cada um é diferente.

Qualquer objetivo que uma mulher tenha na academia tem que ser suportado por um programa de treinamento elaborado especificamente pra ela. Se nesse plano inclui mais peso no supino reto ou um bíceps maior, então não existe nenhuma razão que impede que ela “treine como homem”.

Resumindo: Uma mulher pode treinar como ela quiser, desde que o seu treino seja destinado ao seu objetivo final.

agachamento mulher

Mito 2 – Todas as mulheres vão para academia para perder peso
VERDADE: Nem toda mulher tem o mesmo objetivo

Nem toda mulher quer ser igual. Assim como homens, algumas mulheres vão para academia para aumentar a massa muscular, ficar mais forte. Outras preferem aumentar a definição muscular por exemplo. Existe também aquelas que treinam por uma saúde melhor ou até mesmo melhorar atletismo. Essa é uma das coisas mais interessante sobre academia, é absolutamente pessoal.

Por isso é muito importante pesquisar muito antes de iniciar uma rotina de treinamento. Tudo depende dos seus objetivos.

Mito 3 – Mulher necessita de proteína especial
VERDADE: Proteína é proteína

Caso queira fazer de um produto algo especial para mulheres, simplesmente coloque um rótulo rosa e escreva a palavra lite. Isso é o que a maioria das empresas de suplementos fazem para tentar alcançar mais o publico feminino. Mas na realizade, a mesma proteína em pó usada por homens pode ser usada para mulheres. Não existe um ingrediente específico para homem ou para mulher, pois proteína é proteína.

Uma coisa importante que você precisa se informar antes de comprar sua proteína em pó é a quantidade de proteína, calorias, carboidratos e gorduras por porção. Isso sim é importante e será fator fundamental para a escolha de qual marca de proteína em pó uma mulher deve usar. Ai voltamos pro mesmo assunto: qual é o seu objetivo final? Perder peso ou ganhar massa? Você esta em uma dieta de alto ou baixo carboidratos? Você tem alergia a alguns dos componentes citados no rótulo?

Resumindo: Não existe uma proteína especifica pra mulheres. A melhor proteína pra você é aquela que irá atender seus objetivos de acordo com a composição. Não se preocupe se o rótulo não for rosa ou se não tiver a foto de uma mulher. mulher definida

Mito 4 – Musculação deixa a mulher com um aspecto masculino
VERDADE: Musculação constrói músculos e queima gordura

Diversos estudos tem mostrado que as mulheres que praticam treino de resistência são mais fortes, definidas e mais saudáveis do que as que não praticam esse tipo de treino. O que o treino de resistência irá fazer no seu físico é depende de você e do seu DNA.

No mundo fitness feminino, existem diversos tipos de fisico como os mostrados nas figures abaixo:

mulher definida

A diferença no físico entre elas depende: da genética, de como elas se alimentam, intensidade e volume de treinamento, e a carga utilizada. Por isso, tudo depende de seus objetivos e de como você quer ficar.

Mito 5 – Mulher não deve tomar creatina
VERDADE: Seu corpo produz creatina naturalmente

Para aqueles que não são familiares com o processo químico do corpo humano, a creatina é um ingrediente que só é utilizado pelos fisiculturistas. A realidade é que creatina é um ingrediente extremamente importante para seu corpo na criação e no uso de energia. Creatina é a fonte de energia primaria em curto-prazo para exercícios de alta intensidade.

Seu corpo produz creatina, porém se você treina diversas vezes por semana, suas reservas de creatina podem  não ser suficientes. Estudos tem mostrado que uma suplementação com creatina, até mesmo para mulheres, pode ajudar a construir e manter massa magra além de aumentar a performance desses grupos musculares. O único efeito colateral seria um pequeno aumento de peso que ocorre porque o músculo é capaz de segurar mais água ficando assim mais volumoso.

Mito 6 – Tudo que uma mulher precisa na academia é uma esteira VERDADE: Mulheres deveriam estar levantando peso também mulher malhando

Correr constantemente não ajuda a construir força e nem a alcançar um corpo balanceado. Muitos estudos tem mostrado que só correr não seria o melhor método para queima de gordura. Para algumas mulheres pode até parecer vergonhoso uma mulher na academia levantando peso. Lembre-se, os tempos mudaram, estamos no século 21, mulher é poderosa e pode sim levantar peso na academia.

Inclua alguns exercícios de peso no seu treino e perceberá o aumento de massa magra e queima de gordura mais rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>